7 de março de 2013

Timidez


imagem weheartit
Eu sofro muito com isso, sou muito fechada, tenho pouquíssimos amigos, não consigo falar abertamente com  estranhos e tenho um certo bloqueio com meu corpo e toda a minha aparecia em si. Não gosto de lugares agitados, sempre prefiro ficar no meu canto,em festas não danço e nem ouso em querer fazer algo que vá chamar atenção e fazer todos olharem para onde estou, no meio de uma discussões por mais que minha mente esteja cheia de pensamentos eu nunca falo, por medo de ser ignorada ou então os outros me acharem ridícula.



Mas afinal o que é a timidez? 
'Apesar de existirem muitas teorias, ninguém sabe exatamente o que é a timidez. Mas 
costuma-se identificar como timidez o desconforto e as inibições de comportamento que ocorrem na presença de outras pessoas. Suas manifestações mais comuns são o silêncio, o retraimento, o rubor, , o suar frio, a tremedeira e a ansiedade. O termo inibição descreve a timidez que pode ser observada quando se fica quieto na presença das pessoas ou de ambientes estimulantes. Não existe apenas uma causa para a timidez, mas várias, a saber: situações ocorridas na infância (como um tratamento severo por parte de professores ou colegas de classe, pais super-protetores, tímidos ou rígidos), uma auto-observação distorcida, dificuldade de se adaptar, intolerância à ambiguidade, aparência física, mudanças de vida (tais como ir estudar no exterior, divórcio, um novo emprego) e até mesmo diferenças."


Como tratar?

Depois de ter saído do ensino médio eu tenho notado uma pequena melhora em mim não sei se é por que estou crescendo, adquirindo novos conhecimentos e conceitos da sociedade, o se a timidez que convivo seja algo passageiro. (Acho que não)
Pesquisei em alguns site como tratar a timidez e o resultado foi bastante interessante para os tímidos de plantão. 

"Para vencer a timidez, é preciso uma dose de boa vontade. É preciso se abrir um pouco, por mais difícil que isso seja para um tímido. Dependendo das queixas, o psicólogo ou psicoterapeuta vai buscar, sempre junto com o paciente, qual a situação que se apresenta e quais são as ferramentas para lidar com cada situação. Cada pessoa possui um ritmo diferente e o tímido precisa de um tempo maior para estabelecer relações sociais e enfrentar situações novas. É preciso encontrar - e respeitar - esse ritmo.
Atividades como teatro e dança apresentam bons resultados no processo de superação do problema. “Além disso, o enfrentamento de situações difíceis e geradoras de ansiedade, sob acompanhamento e orientação de um psicólogo, é uma das melhores alternativas”, declara Schubert. Só em alguns poucos casos, quando o grau de ansiedade é elevado, existe a necessidade de medicação. Nesses casos, o paciente é encaminhado para o psiquiatra, que prescreverá o remédio para amenizar os sintomas.Porém, passar pelo tratamento não significa que a pessoa vai se tornar extrovertida, comunicativa e a mais popular da escola ou do trabalho. Como a timidez é um traço da personalidade, a pessoa provavelmente continuará a ser tímida, mas não irá sofrer com isso, pois estará no controle da situação. “É preciso enxergar a timidez não como um defeito, mas como um traço de personalidade, um jeito de ser, como tantos outros, e aprender a conviver com isso”.
Fonte

E ai o que acharam? Você que é tímido concorda com o que foi falado nesse post?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por visitar o blog e ler esta postagem!
Fique a vontade para criticas, elogios e sugestões.

-Não ofenda ninguém
-Pergunte o que quiser
-Se eu falei algo que te ofendeu em alguma postagem, por favor me avise.

Curta a página no facebook.
Siga o blog no Google Friends
Volte sempre aqui, você é muito bem-vinda(o).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...